Agência Panafricana de Notícias

Porto de Dakar substitui o de Abidjan para transporte de mercadorias malianas

Bamako, Mali (PANA) – O conflito ivoiriense provocou a transferência da maior parte do tráfego maliano de mercadorias do porto de Abidjan para o de Dakar, no Senegal, noticiou quinta-feira o diário nacional maliano « L'Essor ».

De acordo com o jornal, desde a « viragem » das mercadorias malianas do porto de Abidjan para o porto de Dakar, o Senegal concedeu muitas vantagens aos empresários malianos.

Trata-se, entre outros, da prioridade atribuída à chegada ao posto 32 (môle 3) para os navios que efetuam operações comerciais por conta do Mali, da instituição duma diminuição de 10 porcento sobre as tarifas de locação dos hangares e de 50 porcento sobre os encargos das mercadorias no desembarque e na embarcação, e do pagamento duma tarifa fixa para os contentores de trânsito sem distinção das mercadorias transportadas.

Estes esforços, embora consideráveis, revelam-se entretanto insuficientes tendo em conta as dificuldades ligadas ao aumento da distância a percorrer para os camiões, à subida dos custos de transporte e de trânsito para os empresários malianos, revela o jornal.

Além disso, nota o jornal, o Porto Autónomo de Dakar não estava preparado para acolher um tal fluxo de mercadorias com destino ao Mali, fazendo atualmente do corredor Bamako-Dakar a primeira porta de entrada das importações malianas com cerca de dois milhões de toneladas de mercadorias em 2010 contra um milhão 600 mil em 2009.

O tráfego faz-se essencialmente por via rodoviária e ferroviária.

Em matéria de importação, a estrada permitiu o transporte de um milhão 678 mil 873 toneladas em 2010 ao passo que o caminho-de-ferro transportou mais de 245 mil 830 toneladas de mercadorias.

Estas importações são essencialmente compostas em 2010 de produtos alimentares (224 mil 18 toneladas), combustíveis (332 mil 515 toneladas), materiais e quipamentos (161 mil 29 toneladas) e fertilizantes (332 mil 516 toneladas).

O mali dispõe, no Porto de Dakar, dum entreposto que cobre dois mil 356 metros quadrados de armazém-rampa, 17 mil 18 metros quadrados de plataforma e dum armazém aduaneiro de sete mil metros quadrados.

Mais de 300 carregadores são atendidos diariamente com mercadorias com destino ao Mali.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 21abril2011