Agência Panafricana de Notícias

Porto camaronês de Kribi em via de ser polo marítimo na África Central e Ocidental

Douala, Camarões (PANA) – Os Camarões pretendem fazer do porto de Kribi (sul do país) um polo marítimo de excelência na África Central e Ocidental, "devido à sua posição geográfica e às suas caraterísticas técnicas", soube a PANA, sexta-feira, de fonte oficial.

Segundo um relatório do ministério camaronês das Finanças sobre a avaliação das obras de construção do complexo industrialo-portuário de Kribi , observa-se que a "profundidade do canal é de 15,5 metros, o que faz dele o melhor na costa oeste-africana com capacidade de acolher navios de 16 metros de altura".

O complexo industrial e portuário de Kribi construído em águas profundas, não longe do Oceano Atlântico, deverá aproveitar a sua posição geográfica e as suas caraterísticas técnicas, para tornar-se num polo marítimo por excelência na África Central e Ocidental, segundo o documento.

É construído pela China harbour engineering company (CHEC) com o financiamento do Eximbank (banco chinês) e será dotado de uma linha de caminho-de-ferro de mais de 300 quilómetros que permitirá principalmente evacuar minérios da região do leste do país.

De acordo com autoridades camaronesas, nesta infraestrutura é esperado em junho próximo o primeiro navio, o que será um grande alívio para utentes do porto fluvial de Douala (segunda cidade camaronesa) cujo assoreamento no seu canal não permite a barcos de grande porte acostarem.

-0- PANA NNM/TBM/IBA/CJB/DD 07fev2014