Porta-voz da Cimeira da OIF demente boatos sobre sua eventual anulação
Túnis, Tunísia (PANA) - A porta-voz da 18.ª Cimeira da Francofonia, Karima Bardaoui, desmentiu informações sobre uma eventual anulação do evento ou da mudança do país anfitrião, soube a PANA de fonte oficial.
A cimeira está prevista para 20 e 21 de novembro próximo em Djerba, no extremo sudeste da Tunísia, lembra-se.
"Os preparativos para esta ocorrência estão a progredir satisfatoriamente", regozijou-se, descrevendo no entanto "infundadas" as informações transmitidas por meios de comunicação social sobre a possibilidade do cancelamento do evento ou mudança do país anfitrião.
"Uma delegação técnica da Organização Internacional da Francofonia (OIF) encontra-se atualmente em Djerba para ver o progresso dos trabalhos de desenvolvimento dos espaços que devendo acolher este evento", afirmou Bardaoui quinta-feira, à TAP (agência nacional de notícias).
Lembrou igualmente que a secretária-geral da OIF, Louise Mushikiwabo, é esperada nos próximos dias em Túnis para se informar sobre o progresso dos preparativos.
Até quinta-feira, 30 de setembro, 20 países tinham confirmado a sua participação na Cimeira.
A Suíça confirmou igualmente a sua participação através do seu embaixador na Tunísia, durante uma entrevista com o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Othman Jerandi.
A próxima cimeira, que coincide com o 50.º aniversário da criação da OIF,, tem como tema "a comunicação no quadro da diversidade digital como força motriz do desenvolvimento e da solidariedade no mundo francófono".
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 01outu2021