Agência Panafricana de Notícias

Populações sudanesas no Tchad ameaçadas de fome

N'Djamena- Tchad (PANA) -- As populações sudanesas no Tchad estão ameaçadas de fome e isto chama a atenção do Governo sobre este flagelo que paira no horizonte, declarou segunda-feira o ministro tchadiano da Agricultura, Mbaïlaou Naïmbaye Lossimian.
O ministro, que efectuou um périplo por sete regiões fronteiriças do Sudão, deplorou que apenas a zona de Pala (no sul do Tchad) apresentasse uma situação relativamente aceitável.
"Actualmente, algumas zonas não estão em condições de manter a sua autonomia alimentar", indicou o governante tchadiano expressanso a sua preocupação por este flagelo que paira "em várias cidades, onde todo o mundo chama a nossa atenção".
Infelizmente o Escritório Nacional de Segurança Alimentar, que intervém nestas circunstâncias, para salvar os produtores da catástrofe, só dispõe de um stock alimentar insuficiente para satisfazer toda a população tchadiana, de acordo com o responsável tchadiano que preconiza uma solução para cada caso "a fim de se evitar o pior".
Para o ministro tchadiano da Agricultura, é preciso implorar a natureza a fim de que as chuvas, que acabam de começar, possam prolongar-se para além de 15 de Outubro próximo, para permitir àqueles que estão a semear recuperarem o tempo perdido.