Agência Panafricana de Notícias

Populações manifestam-se contra exploração de gás xisto na Argélia

Túnis, Tunísia (PANA) – A cidade argelina de In Salah (centro) foi domingo palco de marchas de protesto, marcadas por saques e perturbação da ordem pública, organizadas por um grupo de jovens opostos às operações de prospeção e exploração de gás xisto na zona.

Reagindo a estas manifestações, o Ministério argelino do Interior e Coletividades Locais lamentou, num comunicado, o ferimento durante a manifestação de 40 polícias dos quais dois gravemente.

"O tratamento pacífico e profissional" dos acontecimentos pelos serviços de segurança permitiu controlar a situação e restabelecer a calma na cidade, acrescentou o Ministério.

A cidade de In Salah foi palco de marchas e manifestações pacíficas para protestar contra as prospeções de gás xisto e “as suas consequências negativas para a saúde e o ambiente”, lembre-se.

As autoridades argelinas anunciaram, no passado, que não existia nenhum projeto para a exploração do gás xisto na zona, mas, simplemente, estudos e prospeções para determinar as potencialidades existentes no país.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 02março2015