Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, exorta às populações burkinabes a pensarem, no dia de Natal, nas vítimas dos ataques terroristas.
"Neste dia de Natal, tenhamos um pensamento piedosa para as famílias enlutadas pelos ataques terroristas perpetrados contra o nosso país. Que estejamos em comunhão com os nossos corajosos soldados, que lutam com heroísmo para garantirem a segurança do território nacional”, escreveu Kaboré numa mensagem lida quarta-feira última aos seus concidadãos.
Terça-feira última à noite, o Governo burkinabe decretou um luto nacional de 48 horas, a partir da quarta-feira última, na sequência da morte de 35 civis, dos quais 31 mulheres, e de sete soldados num ataque contra o destacamento militar e as populações civis de Arbinda, na província de Soum, no Sahel burkinabe.
Pelo menos 80 terroristas foram abatidos quando as forças de segurança retorquiram, segundo o Exército burkinabe.
Desde 2015, o Burkina Faso é alvo de ataques terroristas em quase todas as suas províncias, que já fizeram, até ao momento, mais de 700 mortos e vários milhares de deslocados confrontados com uma crise humanitária.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 25dez2019