Cotonou Benin (PANA) - A população do Benin pode duplicar-se até 2050, alertou Abdoulaye Bio Tchané, ministro de Estado do Desenvolvimento e Coordenação da Ação Governamental do Benin.
“Em 30 anos, a população do Benin registou uma tendência mais do que galopante. Triplicou-se, passando de 3.300.000 habitantes em 1979 para mais de 10.000.000 habitantes em 2013, ou seja, um ritmo de crescimento superior a 200 por cento no período. A manter-se a atual dinâmica demográfica, a nossa população poderá duplicar-se até 2050”, avisou Tchané por ocasião da celebração do Dia Mundial da População.
A seu ver, isto não é necessariamente mal.
Disse acreditando que é a garantia de que a identidade do Benin, aquela para qual o Governo trabalha desde 2016, consolidar-se-á e transmitir-se-á de geração em geração.
No entanto, prosseguiu, "diante desta certeza, é importante que façamos uma pausa para tomar consciência desta verdade implacável, de que um povo só se perpetuar dotando-se de meios para superar as suas vulnerabilidades, vencendo os seus medos e reforçando a sua resiliência."
O Benin comemorou sábado último, em Savè (centro), o 34.º Dia Mundial da População sob o lema "Desencadeemos o poder da igualdade de gênero, fazendo com que as vozes de mulheres e meninas sejam ouvidas para libertamos as infinitas possibilidades do nosso mundo."
-0- PANA IT/JSG/MAR/DD 18julho2023