Agência Panafricana de Notícias

Ponte sobre Zambeze pronta em Junho

Maputo- Moçambique (PANA) -- A sociedade portuguesa de engenharia "Mota Engil", executora dos trabalhos de construção da nova ponte sobre o rio Zambeze, no centro de Moçambique, garantiu que a obra estaria pronta em Junho próximo.
"A construção da ponte está sob controlo", disse Jorge Coelho, presidente executivo da Mota Engil, que, juntamente com a Soares da Costa, uma outra empresa portuguesa, são as adjudicatárias do concurso público para a construção da ponte.
Falando a jornalistas, no final dum encontro com a primeira-ministra moçambicana Luísa Diogo, Coelho disse que a ponte seria entregue dentro dos prazos inicialmente acordados com o Governo, entre Maio e Junho deste ano.
Desde o início das obras, há cerca de três anos, elas foram interrompidas por duas vezes pelas grandes enchentes do rio Zambeze em 2007 e em 2008.
Coelho garantiu que o tempo perdido "foi todo compensado" e que nenhuma enchente, na próxima estação das chuvas, perturbaria as obras.
A ponte entre Caia, na província de Sofala, e Chimuara no Zambeze, é uma junção essencial com a auto-estrada principal ligando o norte e o sul do país.
Tem dois mil e 500 metros de comprimento e 16 de largura, e integra faixas de circulação e uma passagem para os peões.
O custo da sua realização foi estimado em 78 milhões de euros (cerca de 105 milhões de dólares americanos) dos quais a União Europeia contribui com 25 milhões de euros.