Agência Panafricana de Notícias

Políticos e forças de segurança da África Ocidental chamados à calma e responsabilidade

Dakar, Senegal (PANA) – A rede Aliança das Iniciativas Africanas para a Paz e a Estabilidade na África Ocidental (AIPSOA) apelou quinta-feira última aos atores políticos e às forças de defesa e de segurança à calma e à responsabilidade, de acordo com um comunicado divulgado no mesmo dia e transmitido à noite à PANA.

A rede explica ter lançado este apelo após ter constatado há alguns meses uma recrudescência da violência em alguns países do espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), nomeadamente, na Côte d’Ivoire, a Guiné-Bissau, a Guiné-Conakry, o Mali e o Senegal.

A AIPSOA exige da classe política africana a proteção e o respeito pela vida e pede aos sobas e dignitários religiosos bem como à sociedade civil africana para contribuirem para o regresso da paz e da estabilidade às sociedades, garantia de desenvolvimento.

A rede AIPSOA é um projeto sub-regional criado com o objetivo de reforçar o papel das organizações da sociedade civil que trabalham para a paz e a estabilidade neste espaço assolado, há décadas, por tumultos muitas vezes violentos, indica o comunicado.

-0- PANA SIL/JSG/CJB/DD 06jan2012