Agência Panafricana de Notícias

Político beninense insta Presidente nigerino a abandonar referendo

Dakar- Senegal (PANA) -- Um político beninense, Bruno Amoussou, presidente do Partido Social Democrata (PSD), exortou sábado em Dakar o Presidente nigerino, Mamadou Tandja, a abandonar o projecto de referendo que visa modificar a Constituição do seu país a fim de se candidatar às próximas eleições presidenciais.
Durante uma conferência de imprensa na capital senegalesa, sobre a situação política no Níger, Amoussou declarou-se preocupado com isto por se tratar de um país vizinho e democrático.
Ele exortou Tandja a abandonar este projecto "para evitar arrastar o Níger numa direcção perigosa".
"Não compreendo a intenção de Tandja" que quer organizar um referendo para modificar a Constituição com vista a disputar um novo mandato de cinco anos depois de ter cumprido dois mandatos sucessivos previstos pela Lei Fundamental do país.
Ele disse não desejar que seja ele (Tandja) que arraste o Níger nesta via depois de ter feito tanto para promover a democracia no seu país e na sub-região.
"A África Ocidental está a sair da crise ivoiriense que vai consagrar o regresso da estabilidade à região.
Não é preciso que o Níger se afunda igualmente numa crise", insistiu Amoussou, antes de aconselhar ao Presidente Tandja a "reconsiderar o interesse superior do Níger".
Bruno Amoussou estava em Dakar no quadro duma reunião da secção África da Internacional Socialista, à margem da qual ele apresentou o seu livro "África é meu combate", publicado nas Edições Archipel, em Março de 2009 em França.