Agência Panafricana de Notícias

Político beninense advoga reforço das uniões regionais em África

Dakar- Senegal (PANA) -- O líder do Partido Social-Democrata (PSD) do Benin, Bruno Amoussou, convidou sábado em Dakar as elites africanas a retomarem o caminho do federalismo continental através da criação de comunidades políticas regionais.
"O desenvolvimento de África só pode fazer-se dentro duma federação continental", indicou Amoussou durante uma conferência de imprensa destinada à apresentação do seu livro "África é o Meu Combate", publicado nas Edições L'Archipel em França em Março passado.
Segundo o político beninense, é a construção duma África forte que é a única perspectiva que se oferece ao continente.
"Se quisermos fazer mais, somos obrigados a sair do quadro em que estamos hoje.
É preciso por exemplo ultrapassarmos a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e criar uma CEDEAO política", defendeu Amoussou ao preconizar a criação de tais entidades a nível das outras sub-regiões do continente.
A formação duma união federal africana é um "objectivo que devemos visar", frisou o político, preferindo o reforço das uniões regionais já existentes para se chegar a um Estado federal à escala do continente.
Ele estimou "que não se pode fazer a economia destas uniões regionais".
Amoussou, deputado na Assembleia Nacional do Benin, declarou-se igualmente decepcionado pelo facto de o debate sobre os Estados Unidos de África e o Governo continental ser "desviado devido a paixões levantadas aqui e acolá por alguns dirigentes, distraindo a opinião do essencial".
A criação duma Autoridade Africana, em vez da Comissão da União Africana, é um "progresso", estimou o presidente do PSD, porque, a seu ver, esta instituição pode coordenar os esforços para a realização da unidade africana, se se lhe der meios.