Niamey, Níger (PANA) – Cerca de trinta gendarmes, polícias e aduaneiros dos cinco países do G5 Sahel acabaram de formar em técnicas de gestão de fronteiras,
De 26 de agosto último a 5 de setembro corrente, em Niamey, a capital nigerina, os formandos receberam novos conhecimentos sobre problemáticas do fenómeno migratório, a criminalidade transfronteiriça e o terrorismo.
O objetivo desta ação formativa é capacitar os quadros regulamentares, ligados à circulação de pessoas e de mercadorias, conforme as leis em vigor no espaço G5 Sahel, para controlarem todos os processos de pessoas e de bens, em particular em matéria de comunicações aéreas.
Tratou-se igualmente de os sensibilizar a múltiplas ameaças potenciais em aeroportos, ensinar-lhes técnicas de deteção da fraude em documentos oficiais e iniciá-los às novas tecnologias instauradas em aeroportos.
A formação foi uma iniciativa conjunta do Colégio Saheliano de Segurança (CSS) e do Projeto de Apoio ao G5 Sahel e ao CSS, financiada com sete milhões de euros disponibilizados pela União Europeia, no quadro do seu Fundo Fiduciário de Emergência para África.
O G5 Sahel agrupa o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.
-0- PANA SA/JSG/MAR/DD 06set2019