Agência Panafricana de Notícias

Polícias criam sindicato em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro sindicato representativo dos efetivos da Polícia Nacional foi criado em Cabo Verde com a eleição da sua direção liderada pelo oficial José Manuel Cardoso Barbosa numa lista única, soube-se de fontes seguras segunda-feira na cidade da Praia.

O presidente do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL) afirmou que o primeiro passo a ser dado pela direção é fazer o levantamento, de forma “exaustiva”, dos problema existentes e dialogar com o Ministério da Administração Interna no sentido da sua resolução.

José Manuel Cardoso Barbosa disse que a corporação policial enfrenta problemas a nível de progressões e promoções, assim como outros constrangimentos nos capítulos de direitos e interesses da classe.

“Os problemas são vários e existem muitos atropelos dos direitos que atingem a classe policial”, sublinhou o presidente do SINAPOL, garantindo que a sua política vai no sentido de dialogar com o Governo, através do Ministério da Administração Interna, que tutela a instituição policial, para a resolução dos problemas que afetam a Polícia Nacional.

O sindicalista adiantou que, na sua proposta de candidatura, prometeu uma “entrega total”, ressalvando que a sua luta vai ser de “forma civilizada, com elevação e o intuito de resolver todos os problemas que afligem a classe”.

Ele prometeu, durante os próximos quatro anos em que vai dirigir o primeiro sindicato da Polícia de Cabo Verde, “muito diálogo e ao mesmo tempo muita luta” para que os problemas que afligem a classe policial sejam resolvidos.

A Polícia Nacional, criada em 2005, integra, num único comando, a Polícia de Ordem Pública, a Polícia Marítima, a Guarda Fiscal e a Polícia Florestal,

Com a unificação dessas estruturas, o Governo cabo-verdiano pretendeu adotar um novo modelo de organização policial em Cabo Verde capaz de reforçar as forças policiais e adequá-las às novas ameaças à segurança.

-0- PANA CS/TON 13janeiro2015