Agência Panafricana de Notícias

Polícia zambiana surpreende antigo ministro com $ 12,836 milhões na sua fazenda

Lusaka, Zâmbia (PANA) – A Polícia zambiana anunciou a apreensão de dois biliões e 100 milhões de kwachas em líquido (cerca de 12 milhões e 836 mil dólares americanos) que estavam escondidos na fazenda do antigo ministro do Trabalho, Austin Liato.

Segundo a Polícia, a apreensão do dinheiro resultou duma operação levada a cabo quinta-feira na capital do país, Lusaka, por uma recém-criada equipa policial mista entre a Comissão de Luta contra a Droga (DEC) e a Comissão de Luta contra a Corrupção (ACC).

O Presidente zambiano, Michael Sata, saudou a criação desta equipa conjunta que conduziu ao êxito da operação, manifestando ao mesmo tempo a sua indignação pela descoberta.

Sata diz ter tomado conhecimento "com consternação" da descoberta daquela enorme soma em dinheiro "dissimulada de maneira muito inabitual e estranha na fazenda do antigo ministro do Trabalho".

« Não há nenhuma dúvida de que o procedimento mafioso utilizado para dissimular este dinheiro levanta questões sérias sobre a maneira de aquisição desta soma. Estou dececionado de ver até onde alguém pode ir para dissimular dinheiro mesmo se legitimamente adquirido », observou o Presidente num comunicado divulgado pelo seu responsável de imprensa, George Chellah.

« Isto só demostra ao povo zambiano a que ponto o mandato que deu àqueles em quem tinha confiança para gerir os assuntos do Estado foi ridiculizado », sublinhou.

O Presidente nota que a descoberta duma tal soma escondida em cofre de aço sob uma laje espessa duma estrutura protegida eletronicamente envia um mau sinal da imagem do país porque este comportamento não é digno para os líderes políticos.

Segundo ele, esta é uma de várias operações levadas a cabo pela equipa mista de investigadores contra as atividades criminosas suspeitas que decorreram sob o precedente regime.

Ele exortou a equipa a velar por que seja seguido o procedimento regular com vista ao julgamento dos culpados.

Sata, que chegou ao poder vencendo o Presidente cessante, Rupiah Banda, durante as eleições de 20 de setembro passado, prometeu lutar contra a corrupção e levar à justiça qualquer responsável governamental da administração do seu antecessor implicado em atividades de corrupção.

-0- PANA MM/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 27nov2011