Abuja, Nigéria (PANA) - O Departamento de Segurança do Estado (DSS, polícia secreta) alertou, terça-feira, para planos de desestabilização do país por indivíduos e grupos não identificados, soube a PANA de fonte oficial em Abuja.
O DSS não especificou as personalidades ou grupos envolvidos nesta conspiração mas o seu porta-voz, Peter Afunanya, disse, numa declaração que as pessoas em causa "recorreram a atos de divisão através de discursos de ódio destinados a colocar indivíduos, grupos e etnias uns contra os outros."
De acordo com a fonte, estes indivíduos e grupos querem aproveitar-se da situação prevalecente em algumas partes do país para desestabilizar o país.
O DSS advertiu que não tolerará mais conspirações orquestradas por e elementos subversivos e pouco escrupulosos para desrespeitarem a lei e a ordem pública.
Para o efeito, ele disse trabalhar afincadamente com autoridades competentes e agências de segurança e de aplicação da lei para que o poir não ocorra.
"O DSS reafirma o seu compromisso com a segurança interna da Nigéria e, dentro dos limites fixados pela lei, tomará medidas firmes contra protagonistas da desordem."
-0- PANA MON/MA/NFB/BEH/SOC/DIM/DD 29julho2020