São Tomé e Príncipe (PANA) - A Polícia Judiciária (PJ) de São Tomé e Príncipe acaba de apreender cerca de 30 quilos de cocaína pura, no aeroporto internacional de São Tomé, quando um cidadão nigeriano tentava desalfandegar mercadoria proveniente de Fortaleza, no Brasil, soube-se esta quarta-feira de fonte oficial.
A cocaína, que foi apreendida com o apoio da PJ portuguesa, foi transportada pela TAP (companhia aérea luca), em quatro volumes pertencentes à firma China Group, a operar em São Tomé e Príncipe.
Ela estava dissimulada em roupas para bebés, incluindo fraldas, mas os testes realizados comprovaram a autenticidade da droga.
“É a maior apreensão da droga feita”, disse a diretora da PJ, Maribel Rocha, acrescentando que apenas 20 por cento desta droga é consumida nas ilhas”, sendo a outra parte destinada aos outros países da sub-região, "para financiamento de atos terroristas".
O cidadão nigeriano em causa e residente em São Tomé e Príncipe, desde 2018, deve ser presente esta quarta-feira ao Ministério Público.
Segundo Maribel Rocha, ele estava na mira da Polícia há já algum tempo, mas que a falta de meios técnicos e financeiros para conduzir operações desta natureza "tem complicado a investigação da Polícia".
A quantidade da droga apreendida está avaliada em mais de 100 mil euros, precisou.
-0- PANA RMG/IZ 17julho2019