Agência Panafricana de Notícias

Polícia maliana detém terrorista tunisino evadido em Bamako

Bamako, Mali (PANA) – O terrorista tunisino Béchir Sinoun, que se evadiu segunda-feira em Bamako das instalações da Segurança do Estado, foi detido quarta-feira em Gao, no norte do Mali, anunciou o Governo maliano num comunicado divulgado na noite do mesmo dia.

Nesta nota, o Governo « informa a opinião nacional e internacional que o autor da tentativa de atentado contra a Embaixada de França em Bamako, o Tunisino Béchir Sinoun, foi preso de novo pelas Forças de Defesa e Segurança neste dia de quarta-feira 2 de março de 2011 ».

A sua evasão ocorreu na véspera da sua comparência diante do juiz de instrução do Tribunal da Comuna III do Distrito de Bamako.

Ela teve como primeira consequência o despedimento, terça-feira, do diretor-geral da Segurança do Estado, major Mamy Coulibaly, e a detenção de várias pessoas que garantiam a guarda do fugitivo.

A 5 de janeiro de 2011, no início da tarde, Béchir Sinoun, munido duma garrafa de gás fez explodir a sua carga diante da entrada principal da Embaixada de França em Bamako, sem causar perdas de vidas humanas.

O terrorista, que se reclamava pertencer à rede da Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), foi dominado por um transeunte e entregue ao Comissariado da terceira comuna de Bamako antes de ser transferido para as instalações da Direção Geral da Segurança do Estado.

-0– PANA GT/AAS/FK/IZ 03março2011