Agência Panafricana de Notícias

Polícia malawí detém 5 estudantes em manifestação

Blantyre, Malawi (PANA) – Cinco estudantes foram presos quarta-feira na repressão pela Polícia duma manifestação na Universidade do Malawi, soube a PANA quinta-feira de fonte policial em Blantyre.

Os estudantes protestavam contra a decisão dos seus professores de retomar as aulas antes de receber, do inspetor-geral da Polícia, Peter Mukhito, as garantias da liberdade académica.

Os professores do colégio de Blantyre juntaram-se, há duas semanas, aos seus colegas do Chanceller College que boicotaram as aulas para protestar contra a decisão do comandante da Polícia de convocar um dos seus colegas, após um exemplo que deu em aula.

Contudo, enquanto os professores do Chancellor College continuam o movimento, os do Instituto Politécnico decidiram segunda-feira retomar as aulas, numa atitude que foi mal
acolhida pelos estudantes que se sentem traídos.

"Tivemos uma assembleia geral e decidimos não retomar as aulas até que Mukhito apresente as suas desculpas e garanta a liberdade académica", indicou Bright Mhango, porta-voz do sindicato dos estudantes do Instituto Politécnico, acrescentando que "estamos dececionados pela decisão dos nossos professores de retomar as aulas antes da resolução do problema".

Mhango indicou que os estudantes decidiram terça-feira atacar a sala « onde os professores descansam e bebem cerveja ».

O gerente da sala disse ter perdido provisões e equipamentos no valor de mais de 300 mil kwachas malawís (perto de dois mil dólares americanos).

A tensão retomou-se no campus quarta-feira quando os estudantes se agruparam entoando canções de protesto.

O porta-voz da Polícia, Dave Chingwalu, indicou que cinco estudantes foram presos quando invadiram a autoestrada e começaram a apedrejar os veículos.

-0- PANA RT/BOS/LSA/TBM/SOC/MAR/IZ 31março2011