Agência Panafricana de Notícias

Polícia líbia detém 24 emigrantes clandestinos

Tripoli- Líbia (PANA) -- Vinte e quatro pessoas de diversas nacionalidades africanas que tentavam entrar ilegalmente no território líbio foram detidas por uma patrulha da Polícia líbia na província de Derj (noroeste da Líbia), situada na fronteira com a Argélia, noticiou domingo o jornal líbio "Quryna".
Citando fontes policiais, o jornal acrescentou que as pessoas detidas estavam a bordo de duas viaturas privadas.
A fonte indicou que as duas viaturas entraram na Líbia a partir da Argélia e que uma patrulha da Polícia em zonas desérticas conseguiu controlar os dois veículos e deter os seus ocupantes quando eles tentavam penetrar na província de Derj.
As autoridades líbias registam raramente a detenção de emigrantes ilegais na província no noroeste do país, visto que a maioria dos candidatos à emigração atravessam o deserto nas fronteiras sul da Líbia com o Níger e o Tchad e nas fronteiras com o Sudão.
Observadores afirmam que a fraqueza das leis sobre a emigração clandestina na Líbia e a existência dum grande número de redes de passadores nas fronteiras no centro do deserto do Sara difícil de controlar fazem anualmente do território líbio um ponto de trânsito privilegiado para milhares de jovens subsarianos candidatos à emigração ilegal para a Europa.