Policia investiga falsificação de testes de covid-19 em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Polícia Judiciária (PJ) Cabo Verde está a investigar a falsificação de testes PCR para a deteção da covid-19, exame exigido a todos os passageiros que pretendam viajar para fora do país, apurou a PANA, quarta-feira, de fonte segura.
Em declarações à rádio pública (RCV), a delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado, confirmou que diariamente são detetadas, no Aeroporto Internacional da Praia, pessoas que tentam viajar com resultados falsificados.
“É uma preocupação grande porque estamos a confirmar esta tentativa diariamente”, afirmou.
Acrescentou que, além de uma equipa da Polícia de Fronteiras, e devido ao aumento de falsificações, a PJ também está no aeroporto para tentar colmatar a brecha e impedir pessoas, que estão a tentar burlar o sistema de saúde, de poderem passar despercebidas.
À Rádio Cabo Verde (RCV), a delegada de Saúde da Praia avançou ainda que há pessoas que não fazem o teste e que compram uma declaração falsa.
Também há outras, com resultado positivo nos testes, que compram uma declaração com resultado negativo, revelou.
Ulardina Furtado disse acreditar que muitos passageiros já terão viajado com testes falsos de covid-19, porque, frisou, os documentos apresentados são emitidos no “mesmo formato” dos originais.
Para solucionar os casos de falsificação, a responsável sanitária defende o envio por via eletrónica das declarações a fim de poder impedir que situações do tipo aconteçam sempre.
A delegada de Saúde da Praia garante que, no final desta, ou o mais tardar na próxima semana, o problema poderá estar ultrapassado.
-0- PANA CS/DD 04fev2021