Polícia incinera 2.931 quilogramas de cannabis em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde anunciou, quarta-feira, que desmantelou e incinerou 2.931 quilogramas de cannabis, em várias plantações, na localidade de Belém, no município da Ribeira Grande de Santiago.
Em comunicado, a PJ refere que, durante a operação levada a cabo terça-feira, foram desmanteladas 17 parcelas de terreno com várias plantações de cannabis, erva também conhecida por liamba ou “padjinha”.
A operação, em que participou um contingente de 25 efetivos daquela força policial, resultou na destruição, por meio de incineração, da droga apreendida, conforme ordem do Ministério Público.
A esta operação, juntam-se outras, nomeadamente a realizada a 15 de dezembro passado, na qual a PJ incinerou 1.363 quilogramas de cannabis, no interior da ilha de Santiago, no âmbito da Operação Verde 2020.
A maior apreensão de cannabis alguma vez realizada pela PJ, em Cabo Verde, ocorreu de 30 de outubro a 17 de novembro, com a incineração de cerca de 26 toneladas do produto, no interior da ilha de Santiago, durante a Operação Verde 2020.
Ao longo dos últimos meses, várias têm sido as operações destinadas a incinerar plantações de cannabis.
Ao mesmo tempo, sucedem-se as notícias de detenções feitas pela PJ de alegados traficantes deste estupefaciente.
Na segunda-feira, a PJ anunciou a detenção, na ilha do Sal, de um indivíduo de nacionalidade guineense suspeito da prática de um crime de tráfico de drogas de “alto risco”, na sua forma continuada.
A detenção, em flagrante delito, aconteceu na sequência da apreensão, numa residência, na localidade de Chã de São Paulo – Santa Maria, de 282,3 gramas de cannabis.
Na sexta-feira anterior, foi detida na Praia uma mulher de 64 anos, por suspeita do mesmo tipo de crime. A detenção foi realizada na localidade de Vila Nova – Ladera Sampadjudo, onde foi encontrada “uma certa quantidade” de cannabis.
No final de janeiro, no dia 27, foi noticiada a detenção de cinco indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 21 e 45 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.
As detenções, em flagrante delito, ocorreram na Praia e São Vicente. Todos estavam na posse de cannabis.
Um dos indivíduos foi detido na sequência do cumprimento de um mandado de busca à sua residência, onde foram apreendidas oito munições, incluindo uma antiaérea.
Várias detenções por alegada venda de cannabis têm sido associadas à posse ilegal de armas.
-0- PANA CS/IZ 25fev2021