Agência Panafricana de Notícias

Polícia ferido em ataque no norte do Burkina Faso

Ougadougou, Burkina Faso (PANA) – Um polícia burkinabe ficou ligeiramente ferido, quarta-feira à noite, num ataque armado contra um posto da Polícia em Tongamayel, a 60 quilómetros de Djibo, no norte do Burkina Faso, soube a PANA de fonte de segurança.

O ataque ocorreu por volta das 22:00 horas locais por obra de homens armados não identificados, afirmou a fonte, acrescentando que a Polícia ripostou “vigorosamente”.

A situação de segurança é marcada, há quase três anos, por uma subida dos ataques terroristas no Burkina Faso, que já fizeram mais de 200 mortos, dos quais elementos das forças de defesa e segurança em várias províncias do país.

Esta situação provocou, no ano passado, o encerramento de mais de 520 estabelecimentos escolares, privando quase 56 mil alunos do seu direito à educação.

Este ano, as aulas não se realizam normalmente em várias escolas primárias e secundárias das províncias do leste e do norte do país, onde assaltantes ameaçaram professores e saquearam algumas infraestruturas escolares, comprometendo o ano escolar.

A violência armada prevalecente na província do Soum (Sahel), desde 2016, deslocou milhares de pessoas para zonas tidas como mais seguras, deixando para trás todos os seus haveres, segundo o Comité Internacional da Cruz Vermelha

-0- PANA NDT/JSG/IBA/FK/IZ 22nov2018