Polícia exige resposta urgente a problemas de segurança no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Sindicato da Polícia Nacional do Burkina Faso (UNAPOL) apelou às autoridades para encontrarem uma “resposta urgente” à situação de segurança do país que está “preocupante” nalgumas regiões, conforme uma declaração divulgada no termo de uma reunião organizada no fim de semana.
Segundo o sindicato, este encontro permitiu através de testemunhas dos delegados “confirmar que a situação de segurança é preocupante nalgumas regiões e merece uma resposta urgente” e que “o défice de arma e de meios adequados contribuem para exacerbar o stress e a desmotivação dos polícias nas zonas de guerra”.
"A recusa do Ministério da Segurança para tratar rapidamente a situação de uma parte sensível dos polícias, mancha a coesão e a eficácia das equipas”, segundo a UNAPOL que disse ter tomado “três decisões importantes”.
Estas decisões serão transmitidas ao Ministério da Segurança de urante uma audiência nos melhores prazos na presença dos chefes de Estados-Maiores da Gendarmaria e da Polícia, desejou o sindicato que anunciou uma conferência de imprensa durante a semana para informar a opinião sobre algumas práticas perigosas incompatíveis com o contexto de segurança atual.
A UNAPOL convidou o conjunto dos polícias a esforçar-se para a segurança das populações ficando mobilizados para eventuas palavras de ordem.
O Burkina Faso é o alvo de ataques terroristas desde abril de 2015, fazendo até agora mais de 500 mortos e 280 mil deslocados internos confrontados com uma crise humanitária.
-0- PANA TNDD/TBM/MAR/IZ 18set2019