Policia detém suspeitos de assassinato de empresário indiano em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Polícia Nacional (PN) de Cabo Verde anunciou, domingo, que já deteve os dois suspeitos de assassinar a tiro um empresário indiano, na cidade da Praia, e que estavam foragidos desde o cometimento do crime, na noite de 19 de agosto.
Em comunicado, a PN avançou que a detenção dos suspeitos, conhecidos mo mundo do crime por “Maquiavel” e “Rony”, aconteceu numa operação de "caça ao homem", ocorrida após informações recolhidas e vigilâncias apertadas de equipas da Direção Central de Investigação Criminal.
A operação teve lugar na noite de sábado, no interior da ilha de Santiago, na localidade de Ponta Verde, no concelho de São Miguel.
A imprensa cabo-verdiana indicou que o empresário foi assassinado com dois tiros na sequência de um assalto à porta de um armazém na zona industrial da cidade da Praia.
Fontes próximas da empresa disseram na altura que o homem foi surpreendido por um grupo de assaltantes, quando estava na companhia da mulher e de um filho menor do casal.
A vítima ainda foi socorrida no local e transportada para o hospital, onde acabou por morrer.
Na ocasião, a PN informou que os suspeitos tinham sido identificados, mas estavam em fuga, pelo que pediu a colaboração da população para os localizar e capturar.
A sua captura acabou por acontecer quase 10 dias depois do assassinato do cidadão indiano Sajid Yusuf Patel, um crime que ocorreu numa altura em que a capital cabo-verdiana está a ser assolada por uma onda de violência traduzida em assaltos à mão armada que, nalguns casos, acabam na morte das vítimas.
O comunidade da PN deu conta também que, durante a mesma operação de sábado à noite, a Polícia cabo-verdiana procedeu ainda à detenção de outras pessoas, incluindo um homem procurado pelo envolvimento no homicídio de um jovem, também na cidade da Praia.
Neste outro caso de assassinato a tiro e com faca, que aconteceu um dia antes da morte do empresário indiano, três homens suspeitos ficaram em prisão preventiva após serem ouvidos em tribunal.
Ainda durante a operação de sábado, as autoridades cabo-verdianas apreenderam ainda, entre outros artigos, uma arma de fogo, supostamente utilizada no assassinado de Sajid Yusuf Patel, bem como a viatura utilizada pelos fugitivos.
-0- PANA CS/I 30ago2021