Agência Panafricana de Notícias

Polícia congolesa expulsa jornalista para Mali

Brazzaville, Congo (PANA) – A Polícia congolesa anunciou quarta-feira ter expulsado para o Mali a jornalista Sadio Kanté por alegada falta de autorização de residência, enquanto esta última afirma ser de nacionalidade congolesa e denuncia uma manobra do poder para a isolar.

"Sadio Kanté, de nacionalidade maliana, nascida em Brazzaville em 1968, foi expulsa do território congolês por falta de autorização de residência", escreve a Direção Geral da Polícia Nacional congolesa num comunicado entregue à imprensa.

Kanté é uma das primeiras a ter alertado a opinião pública sobre a agressão de que foi vítima, no início do mês, a jornalista camaronesa Elie Smith, atacada à noite no seu domicílio de Brazzaville por homens armados que violaram a sua irmã.

Estes atos foram denunciados depois pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF) para quem "o cenário do ataque esconderia na verdade uma expedição punitiva para silenciar uma jornalista cuja liberdade de tom estaria a perturbar o poder do Presidente Sassou N'guesso, na liderança do Estado desde 1997".

Hoje jornalista independente, Kanté colaborou durante algum tempo com a agência noticiosa Reuters como videasta.

A República do Congo ocupa o 82º lugar entre 180 países no ranking mundial de 2014 da liberdade de imprensa estabelecido pela RSF.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 24set2014