Polícia cerca sede de partido político de oposição no Tchad
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Policias cercam a sede dum partido político de oposição, "Os Transformadores", denunciou sexta-feira o seu líder, Succès Masra.
“Em plena cerimónia de homenagem a Idriss Deby Presidente tchadiano), o seu filho (presidente da transição militar) envia a polícia cercar o quartel-general dos Transformadores. O mundo, portanto, vê que o sistema não mudou. e eles nem sequer têm a elegância do tempo de luto que ainda respeitamos nós”, indignou-se Succès Masra na sua conta twitter.
A mensagem de Masra é acompanhada por fotos que mostram pelo menos quatro veículos da polícia ao redor do edifício em causa.
Desde a morte em combate, segunda-feira última, do chefe do Estado tchadiano, Idriss Déby Itno, aos 69 anos de idade, depois de 30 anos de poder, foi constituído um conselho militar composto por 15 generais chefiados pelo general Mahamat Idriss Déby, filho do falecido, para um período de 18 meses.
“Há um golpe de Estado no Tchad, associado ao desejo de transmissão do poder do pai para filho, violando a Constituição (no seu artigo 82) e da Carta da União Africana (artigo 23) sobre a democracia ratificada pelo Tchad", denunciou o opositor Succès Masra.
Uma dezena de chefes de Estado africanos, a que se juntou o Presidente francês, Emmanuel Macron, assistiram à cerimônia de homenagem a Idriss Déby Itno, sexta-feira em N’Djaména, a capital do país.
Macron garantiu que “a transição terá como papel a desempenhar, estabilidade, inclusão, diálogo, transição democrática."
"Estamos e estaremos ao seu lado”, afirmou Macron, frisando que “França não deixará ninguém ameaçar a estabilidade e integridade do Tchad."
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 23abril2021