Policia cabo-verdiana desmantela e destrói quase 1,4 toneladas de canábis
Praia, Cabo Verde (PANA) A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde anunciou, esta quarta-feira última, ter desmantelado plantações e destruido quase 1,4 toneladas de canábis no interior da ilha de Santiago.
Trata-se da quinta operação do género levada a cabo pela PJ, desde o final de outubro último, na maior ilha do arquipélago, e que já resultou no desmantelamento e destruição de cerca de 27 toneladas de canábis.
Em comunicado, a PJ refere que esta última operação foi realizada terça-feira última, por elementos da Seção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes, no âmbito do plano de prevenção e combate ao tráfico interno de estupefacientes.
Na operação, em que participaram 36 efetivos da força policial, foram destruídos, no próprio local de cultivo e por meio de incineração, mil 363 quilos de canábis, por ordem do Ministério Público.
Trata-se da quinta ação no terreno da Operação Verde 2020, depois de um contingente de mais de uma centena de elementos da PJ e de militares ter apreendido e destruído, a 17 de novembro último, aproximadamente três mil 500 quilos de canábis, também em várias localidades do interior de Santiago.
A 13 de novembro último, uma operação idêntica levou ao desmantelamento e destruição quase seis mil 500 quilos do mesmo produto em vários locais da ilha de Santiago.
A 3 de novembro último, mais de quatro mil 100 quilos foram tratados da mesma maneira, segundo a mesma fonte.
A primeira destas operações aconteceu a 30 de outubro último, igualmente no interior de Santiago, e teve como balanço 11 mil 728 quilos de canábis apreendidos e destruídos.
Em todas as operações, que resultaram no desmantelamento e destruição de cerca de 27 toneladas de canábis, a PJ não avançou informações sobre eventuais detenções.
-0- PANA CS/DD 16dez2020