Agência Panafricana de Notícias

Polícia autoriza manifestação pela demissão do Presidente na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) - O Comando Geral da Polícia gambiana autorizou terça-feira os ativistas da operação "Três Anos Jotna" para realizar uma manifestação pacífica segunda-feira, 16, para exigir a demissão do Presidente Adama Barrow, chegado ao poder há três anos.

Num comunicado oficial transmitido à PANA, em Banjul, o Comando da Polícia fundamenta a sua decisão nas disposições da Constituição da Gâmbia e no reconhecimento do direito democrático às manifestações pacíficas e/ou à procissão.

De acordo com uma declaração do porta-voz do Governo da Gâmbia, Ebrima G. Sankareh, com esta autorização, o movimento Jotna tem garantida uma procissão pacífica segunda-feira, 16 de dezembro de 2019.

A procissão começa em Sting Corner, no subúrbio de Jeswang, a sete km de Banjul, e termina cerca de 200 metros antes da Ponte Denton, a principal artéria de Kombo de Banjul.

Em Denton Bridge, os representantes do grupo de pressão Jotna devem entregar um documento de protesto oficial a um representante do Governo.

"O documento, dirigido ao chefe de Estado da Gâmbia, Adama Barrow, detalha a agenda e os ressentimentos do Movimento. O horário da procissão vai das 10:00 às 14:00 horas locais.

"Além disso, as populações, a comunidade empresarial e os membros do corpo diplomático e consular têm a garantia de uma procissão muito pacífica e ordenada e devem continuar as suas atividades normais", diz o comunicado. 

A nota acrescenta que a segurança e a proteção de todos são fundamentais e que essa permissão foi "emitida em reconhecimento ao direito constitucional e democrático do movimento Jotna de protestar".

-0- PANA MSS/RA/AKA/IS/CJB/IZ 11dez2019