Praia, Cabo Verde (PANA) - A Polícia Nacional (PN) de Cabo Verde anunciou quarta-feira a apreensão de 3.450 munições, no Porto da cidade Praia, que terão entrado no país em 31 de março, num navio proveniente dos Estados Unidos, apurou a PANA de fonte oficial.
Em comunicado, a PN indica que a apreensão aconteceu, na terça-feira, durante uma operação de fiscalização com a utilização de ‘scaner’.
A operação foi levada a cabo pelo Comando da Sessão Fiscal da Praia, num dos armazéns da Empresa cabo-verdiana da Administração dos Portos (Enapor), em Achada Grande Trás.
A mesma fonte adianta que as munições estavam acondicionadas em três volumes, dentro de duas colunas de som.
Durante a operação, foi detida uma pessoa em flagrante delito, revelou a PN, informando que o indivíduo será apresentado às autoridades judiciais, nas próximas horas, para conhecer as medidas de coação.
Este é mais um caso de apreensão deste tipo de armamento, no porto da capital cabo-verdiana, transportado misturado em encomendas enviadas para Cabo Verde por cidadãos residente no estrangeiro, nomeadamente em países como Portugal e Estados Unidos.
Segundo as autoridades policiais, a entrada clandestina de armas e munições, no país, está, muitas vezes, na origem da onda da criminalidade, com realce para assaltos à mão armada que têm acontecido, sobretudo na cidade da Praia.
-0- PANA CS/IZ 11junho 2020