Agência Panafricana de Notícias

Polícia apreende 9,5 toneladas de cocaína em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana apreendeu, quinta-feira, 9,5 toneladas de cocaína, o que constitui a maior apreensão de droga no arquipélago e, provavelmente, em todo o continente africano.

Uma fonte da PJ, citada pela Agência Cabo-verdiana de Noticias (inforpress), revelou que a droga vinha num cargueiro chegado a Cabo Verde proveniente da América do Sul e que tinha o porto de Tanger, em Marrocos, como destino final.

Todos os tripulantes da embarcação, sendo 11 homens de nacionalidade russa, foram detidos para serem presentes às autoridades judiciárias competentes, para validação das detenções e aplicação das medidas de coação.

O cargueiro fez, entretanto, uma escala no Porto da Praia, para cumprir os procedimentos legais relacionados com a morte, a bordo, de um dos tripulantes, indicou a fonte.

A PJ cabo-verdiana revelou que já antes estava na posse de informações de que se tratava de uma embarcação suspeita de transportar uma quantidade indeterminada de estupefacientes.

A mesma fonte esclareceu também que a operação aconteceu depois de um processo de instrução resultante da troca de informação operacional com o MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre - Narcotics ) com sede em Lisboa (Portugal).

Esta quantidade de droga apreendida supera, de longe, a maior apreensão registada até agora no arquipélago, no caso que ficou conhecido por “Lancha Voadora”, em que foi confiscada, em dezembro de 2017, num edifício na capital cabo-verdiana, Praia, uma tonelada e meia de cocaína.

Este é mais um dos vários outros casos de apreensão de droga em Cabo Verde, e que mostram que o arquipélago está na rota do movimento do narcotráfico, com ligação entre a América Sul, a Europa e África.

-0- PANA CS/IZ 01fev2019