Agência Panafricana de Notícias

Polícia Secreta da Nigéria acusa indivíduos e grupos "subversivos" de querer minar segurança nacional

Abuja, Nigéria (PANA) – A Polícia Secreta nigeriana, o Departamento dos Serviços de Estado (DSS), acusou segunda-feira indivíduos e grupos “subversivos” anónimos de terem planificado minar a segurança, a paz e a unidade nacional na Nigéria.
O porta-voz da Polícia, Peter Afunanya, declarou num comunicado que «estes  elementos estão determinados a explorar as diferenças políticas e outros eventos, no interior e no exterior do país, para desestabilizar a nação. Eles iniciam igualmente narrações para aprofundar os seus objetivos subversivos de forma a obter os resultados ilegais esperados.
O comunicado acusou indivíduos e grupos não citados de terem especificamente planificado “incendiar o país e agravar as tensões e divisões étnicas e religiosas, para alcançar o seu repugnante objetivo”.
O Serviço diz-se « consternado » por constatar que estes indivíduos e grupos utilizavam falsas informações e informações não corroboradas difundidas nas redes sociais, para enganar e incitar várias camadas da população a distúrbios civis.
« Ao condenar, as atividades antipatróticas e perdidas destes elementos antissociais, o Serviço ordena-lhes a renunciar de forma imediata aos seus atos ignóbeis sob pena de a lei lhes ser aplicada, em todo o seu rigor. 

"No mesmo espírito, os cidadãos são chamados ao respeito pela lei, a manter a sua calma e a assinalar  às autoridades competentes qualquer ato suspeito suscetível de prejudicar a segurança pública. Do seu lado, o Serviço continua firme na sua busca de estabilidade nacional, em conformidade com o seu mandato estatutário de proteção do país contra os crimes e as ameaças à sua segurança interna", sublinhou Afunanya.
 -0- PANA MON/VAO/ASA/TBM/SOC/FK/IZ  10set2019