Agência Panafricana de Notícias

Poder e oposição iniciam diálogo na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O poder e a oposição na Mauritânia iniciam um diálogo nacional a partir deste sábado numa inciativa a ser lançada pelo chefe de Estado Mohamed Ould Abdel Aziz, soube a PANA de fontes oficiais.

As sessões decorrerão no Centro Internacional de Conferências de Nouakchott (CICN) - Palácio dos Congressos, com participação de elegados do Governo e da oposição.

A delegação governamental integrará um representante especial do Presidente da República e membros da Coligação dos Partidos da Maioria (CPM), enquanto a da oposição será formada por quatro partidos, designadamente Aliança Popular Progressista (APP), El Wiam, El HAMAM e El Sawab.

Este diálogo será, no entanto, boicotado por vários partidos da Coordenação da Oposição Democrática (COD) dos quais a Mobilização das Forças Democráticas (RFD) e a União das Forças do Progresso (UFP).

Estas duas formações da oposição histórica possuem a esmagadora maioria dos deputados da oposição no seio da Assembleia Nacional.

Elas afirmam que o poder « não oferece nenhuma garantia » quanto à aplicação das futuras decisões saídas do diálogo e lembram um acordo precedente de junho de 2009 « mantido letra morta ».

-0- PANA SAS/TBM/FK/IZ 17set2011