Piroga dá à costa na ilha cabo-verdiana do Sal com 66 indivíduos a bordo
Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma piroga com 66 indivíduos a bordo, todos do sexo masculino, deu à costa, na noite de domingo, na zona Pedra de Lume, na ilha cabo-verdiana do Sal, apurou a PANA, na cidade da Praia.
Citadas pela agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), as autoridades locais presumem que se está perante mais uma aventura frustrada de cidadãos de um país da costa ocidental africana para tentar chegar à Europa por via marítima.
De acordo com as fontes, neste caso concreto, o referido grupo de indivíduos terá partido de Mbour (Senegal), tendo a Espanha por destino, mas acabou por vir parar ao Sal devido à avaria do motor da embarcação e à correnteza que desviou a piroga da sua rota.
Segundo informações colhidas pela Inforpress, seis dos 66 indivíduos conseguiram chegar à terra, na localidade de Pedra de Lume e pedir ajuda à população, que, por sua vez, acionou as autoridades policiais que iniciaram prontamente a operação de resgate.
Os imigrantes da embarcação, três dos quais menores, foram transportados para o Hospital Regional Ramiro Figueira, na cidade de Espargos, para avaliação do seu estado de saúde.
Este procedimento decorreu durante toda a madrugada de segunda-feira. Alguns dos náufragos foram, posteriormente, conduzidos a uma tenda de campanha, instalada no polidesportivo dos Espargos.
Os mesmos estão a ser observados e avaliados por médicos e enfermeiros, perante acompanhamento da polícia de fronteira e, tendo em conta o contexto da pandemia, todos os ocupantes da embarcação foram submetidos a testes rápidos da covid-19.
Entretanto, as autoridades locais estão a desenhar alternativas para alojar os náufragos em espaços com melhores condições do que as tendas de campanha.
Segundo o comandante regional da Polícia Nacional, Orlando Évora, a maioria desses candidatos à emigração ilegal encontra-se bem, mas sete estão hospitalizados, sendo que um deles com prognóstico reservado.
-0- PANA CS/IZ 16nov2020