Agência Panafricana de Notícias

Piroga com cinco cadáveres encontrada nas imediações da ilha cabo-verdiana do Sal

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma piroga com cinco cadáveres a bordo e já em avançado estado de decomposição foi encontrada segunda-feira, no alto mar, ao norte da ilha cabo-verdiana do Sal, por pescadores em plena faina, apurou a PANA de fonte na cidade da Praia.

Depois de alertadas pelos dois pescadores, pai e filho, que avistaram a embarcação, por volta das 11:00, as autoridades, com ajuda de um barco de pesca, procederam ao reboque da piroga para o cais de Pedra de Lume, para os procedimentos habituais nestes casos.

Em declarações ah agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), o delegado da Saúde na ilha, José Rui Moreira, disse que tudo indica que os sinistrados deveriam estar na embarcação já mortos há mais de 10 dias, presumindo que eles tenham sucumbido devido à fome e sede.

Os cinco corpos foram removidos e transportados para o cemitério de Pedra de Lume, onde foram enterrados.

Segundo fonte da Polícia Judiciária (PJ), não foi encontrado nenhum documento de identificação destes cidadãos, na piroga.

Apenas foram telemóveis, que vão ser submetidos à perícia dos informáticos da Polícia científica local, para achar alguns elementos, nomeadamente fotografias e número dos telefones (…), antes de prosseguir com as investigações.

Este é mais um caso deste tipo de embarcações, muito utilizadas nos países oeste-africanos vizinhos de Cabo Verde, que aparece nas aguas territoriais do arquipélago com corpos já sem vida e em adiantado estado de decomposição.    

Em janeiro do ano passado, uma outra piroga tinha aparecido na costa da ilha de Santiago, com quatro cadáveres. Segundo as autoridades, presume-se que um dos corpos seria de uma criança.

Dois meses antes, uma outra embarcação, com três corpos sem vida, deu à costa em Pedra de Lume, no Sal.

-0- PANA CS/IZ 08set2020