Agência Panafricana de Notícias

Piratas desviam petroleiro na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Piratas desviaram um petroleiro ao largo das costas da Nigéria, o que constitui o último ataque operado nas águas oeste-africanas, segundo o Gabinete Marítimo Internacional.

« Os piratas embarcaram e desviaram o petroleiro para um lugar desconhecido », declarou terça-feira o Gabinete, precisando que o ataque ocorreu sábado a cerca de 90 milhas náuticas a sul de Lagos, a capital económica da Nigéria.

O ataque segue-se ao rapto de 23 marinheiros dum petroleiro ao largo do Benin, a 14 de setembro. Eles foram libertados depois sãos e salvos.

No início do mês, a Nigéria e o Benin formaram uma comissão conjunta para lutar contra os atos de pirataria cada vez mais numerosos ao largo da costa oeste-africana.

O Governo nigeriano desdobrou dois navios de guerra e um helicóptero para efetuar patrulhas conjuntas ao largo das costas dos dois países.

A Nigéria e o Benin registaram mais de 20 atos de pirataria este ano. Os piratas visam embarcações em rota para o porto nigeriano de Apapa e o porto de Cotonou, no Benin, especializado na importação de viaturas de segunda mão.

-0- PANA SEG/NFB/TBM/SOC/MAR/TON 12out2011