Agência Panafricana de Notícias

Pirata somalí condenado a 10 anos de prisão na Bélgica

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O pirata somalí Omar Mohammed Abdiwahad foi condenado pelo Tribunal Correcional de Bruxelas, quarta-feira, a 10 anos de prisão pela sua implicação na captura do barco belga « Le Pompei » por piratas somalís no Oceano Índico.

Apesar de negar a sua participação no ataque do "Le Pompei ", o pirata foi formalmente reconhecido por dois marinheiros que se encontravam a bordo do barco belga.

Por outro lado, um GSM que comportava os rastos duma comunicação telefónica a um responsável do grupo dos piratas foi decoberto nos bolsos de Omar Mohammed Abdiwahad.

Capturado a 18 de abril de 2009 pelos piratas somalís, o « Le Pompei » foi libertado com os 10 membros da tripulação, a 28 de junho de 2009, após pagamento dum resgate de dois milhões de dólares americanos que o armador fez enviou de pára-quedas no Oceano Índico.

Omar Mohammed Abdiwahad foi detido com sete outros piratas, em novembro de 2009, por militares belgas embarcados a bordo da fragata « Louis-Marie », que participava na operação europeia "Atalante" de luta contra a pirataria marítima ao largo das costas somalís.

-0- PANA AK/JSG/FK/TON 30junho2011