Agência Panafricana de Notícias

Ping nomeia enviado especial para Niger

Dar es Salaam- Tanzânia (PANA) -- O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Jean Ping, nomeou Albert Teveodejre do Benin como enviado especial para o Níger, anunciou quinta-feira a referida instituição.
De acordo com a CUA, esta nomeação faz parte integrante do apoio fornecido pela UA aos esforços da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para resolver a crise no Níger.
O acto inscreve-se no quadro do acompanhamento das decisões pertinentes tomadas pelo Conselho de Paz e Segurança da UA sobre a restauração rápida da ordem constitucional neste país, de acordo com a mesma fonte.
A 37ª sessão ordinária dos chefes de Estado e Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realizada a 16 de Fevereiro de 2010 em Abuja, na Nigéria, recomendou à UA para nomear um enviado especial com vista a reforçar os esforços de mediação iniciados pelo medianeiro da CEDEAO, Abdulsalami A.
Abubakar.
Tevoedejre, que ocupou altas funções administrativas políticas no Benin, é actualmente o provedor de justiça deste país e presidente da associação dos provedores de justiça dos países francófonos da África Ocidental.
Ele trabalhou igualmente como representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Côte d'Ivoire no quadro da Missão das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (MINUCI) de 2003 a 2004, e da Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI) em 2004.
Segundo a CUA, Ping espera que a experiência de Tevoedejre e seus talentos, bem como os seus conhecimentos aprofundados da região, permitam dar um novo impulso aos esforços da CEDEAO e da UA graças ao apoio do resto da comunidade internacional a fim de se chegar a uma restauração rápida da ordem constitucional baseada nas instituições democráticas no Níger.
O presidente da CUA apelou a todas as partes presentes no Níger para cooperarem inteiramente no quadro da mediação para a elaboração rápida dum roteiro consensual que permita uma resolução da crise.