Agência Panafricana de Notícias

Pilotos nigerianos contra heroismo de jovem viajante clandestino

Lagos, Nigéria (PANA) – A Associação Nacional dos Pilotos e Engenheiros de Aviões da Nigéria (NAAPE) alertou para qualquer tentativa de fazer um herói, do adolescente que viajou clandestinamente a 24 de agosto último num voo local, da cidade de Benin (sul) para Lagos, a capital económica nigeriana.

A NAAPE considera, num comunicado divulgado segunda-feira, que recompensar publicamente um rapaz que cometeu uma infração é "irresponsável".

Trata-se de Daniel Ohikhena que viajou escondido no trem de aterragem de um voo da companhia Arik Air com destino a Lagos. Ele foi entregue aos serviços de segurança à sua chegada a Lagos, antes de ser liberto e entregue ao Governo do seu Estado de origem, Edo, no sul da Nigéria, lê-se na nota.

O Governo do Estado prometeu dar-lhe uma boa educação, enquanto um grupo lhe ofereceu uma bolsa até ao nível universitário.

A NAAPE, que nega querer prejudicar as boas oportunidades de vida do adolescente, considera que, neste caso particular, praticar tais atos públicos dá uma impressão errada dos fatos e não serve a comunidade.

"Receamos que tais gestos públicos, feitos mesmo em nome da caridade, encorajem outras crianças e, até adultos, a se lançarem em aventuras similares", sublinha o comunicado.

-0- PANA ADA/SEG/NFB/JSG/IBA/CJB/DD 11set2013