Philip Mpango novo Vice-Presidente da Tanzânia
Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) - O Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, escolheu o ministro das Finanças, Philip Isdor Mpango, de 63 anos de idade, como seu Vice-Presidente, soube a PANA de fonte oficial.
A nomeação do novo Vice-Presidente foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira pelo Parlamento reunido em Dodoma, a capital do país, com 100 por cento dos votos.
O cargo de Vice-Presidente ficou vago depois da investidura de Samia Suluhu Hassan como a nova Presidente deste país da África Oriental, após a morte do atual Presidente, John Pombe Magufuli, a 17 de março corrente.
O Comité Central do partido no poder, Chama Cha Mapinduzi (CCM), já deu luz verde à nomeação do Mpango, antes de esta escolha ter sido apresentada ao Parlamento para confirmação.
O doravante ex-ministro das Finanças e membro do Parlamento, pelo círculo eleitoral de Buhigwe, na região oeste de Kigoma, nasceu a 14 de julho de 1957.
O ex-professor da Universidade de Dar-es-Salaam, com doutoramento em economia na Universidade de Lund, na Suécia (1990-92), já ocupou vários cargos ministeriais no Governo.
Mpango serviu anteriormente como Comissário Geral da Autoridade de Receitas da Tanzânia (TRA), Secretário Executivo no Gabinete do Presidente (Comissão de Planeamento), Secretário Adjunto Permanente no Ministério das Finanças e Assuntos Económicos e Assessor Pessoal do Presidente (Assuntos Económicos).
Já trabalhou igualmente como chefe do Comitê Consultivo Presidencial sobre a Economia, Economista-Chefe do Banco Mundial.
Agradecendo aos parlamentares pela sua aprovação, Mpango disse estar pronto para ajudar o Presidente Samia a promover o desenvolvimento do país.
-0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/MAR/DD 30março2020