Agência Panafricana de Notícias

Petrolífera proclama estado de força maior em dois campos no sudoeste da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC) anunciou terça-feira o estado de força maior nos campos petrolíferos de al-Charara e al-Wafa, no sudeste do país, devido à interrupção da produção por grupos armados, provocando a baixa da produção em 252 mil barris por dia.

A NOC proclamou o estado de força maior no carregamento a partir do campo petrolífero de al-Wafa após o seu encerramento no fim de semana passado, indicou fonte próxima da empresa.

A mesma fonte disse que a NOC declarou terça-feira o estado de força maior nos carregamentos de crude do campo de al-Charara após o seu encerramento segunda-feira última.

O campo al-Wafa produz diariamente 37 mil 290 barris de crude, que é exportando do porto de Mellita, no oeste do país. Também produz 22 mil 503 barris por dia de gás natural.

A capacidade de produção de al-Charara é de quase 330 mil barris por dia de crude, exportados a partir do porto de Zawiya no oeste da Líbia, sendo ainda explorado pela NOC em parceria com as empresas Repsol, Total, Statoil e OMV.

-0- PANA BY/TBM/SOC/FK/DD 29março2017