Agência Panafricana de Notícias

Petrolífera líbia e consórcio Repsol rubricam acordo de desenvolvimento

Tripoli, Líbia (PANA) – A Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC) e um consórcio de empresas parceiras internacionais (Repsol, Total, OMV e Equinor), conhecido sob o nome de “Consórcio Repsol”, assinaram um acordo de financiamento de  20 milhões de dólares americanos para apoiar projetos de desenvolvimento sustentável destinados às populações das zonas de produção de petróleo.

De acordo com uma nota do Gabinete de Imprensa da NOC, este crédito contribuirá para apoiar vários projetos nas municipalidades de Oubari, Bent Bey, Gharifa, Sebha, Zenten, Jadou, Al-Riayna, Yefran, Al-Rajban e Zawiya al-Gharbia, nos próximos dois anos.

O comunicado sublinha que este projeto "confirma o compromisso das duas partes de elevar o nível de vida e de apoiar todas as províncias e comunidades vizinhas  das atividades do setor petrolífero e  gás".

O Gabinete de Imprensa indicou que os projetos identificados visam apoiar o centro de tratamento dos diabéticos, em Zawiya (oeste), a criação de um centro cultural e de um centro de reforço das capacidades em Oubari (sudoeste),  bem como programas de ajuda aos jovens  e de apoio aos clubes desportivos.

Os projetos contribuirão igualmente para a instalação de infraestruturas  básicas de água potável nas municipalidades de Al-Wadi e Al-Jabal, nomeadamente a perfuração de poços, a manutenção dos reservatórios de água existentes , a criação de novos reservatórios e o fornecimento de bombas.

-0-PANA BY/BEH/SOC/FK/IZ 7março2019