Agência Panafricana de Notícias

Petrobras quer instalar-se no Gabão

Libreville, Gabão (PANA) – A empresa brasileira Petrobras assinou um acordo com a companhia sul-africana Ophir Energy para a aquisição de 50 porcento das suas ações nos Contratos de Partilha de Produção (CPP) dos blocos petrolíferos de Mbeli e Ntsina, localizados no centro do Gabão, segundo um comunicado divulgado esta terça-feira em Libreville.

« A bacia costeira do Gabão está situada numa zona importante do ponto de vista operacional. As estruturas geológicas são comparáveis às descobertas no Brasil em campos situados na zona offshore », sublinha o comunicado.

A Petrobras comprometeu-se a recolher dados sísmicos numa superfície de pelo menos dois mil quilómetros quadrados que permitirão definir a potencialidade real destes blocos petroleiros.

O Estado gabonês, que controla 10 porcento das ações nos blocos petrolíferos de Mbeli e Ntsina, deve dar o seu acordo para a entrada da Petrobras no setor mineiro gabonês.

A Ophir Energy está presente no Gabão desde 2005 com quatro licenças petrolíferas que cobrem uma superfície de seis mil 500 quilómetros quadrados.

Trata-se duma jovem companhia petrolífera controlada pelo magnata do aço indiano Lakshmi Mittal e pelo homem de negócios sul-africano Tokyo Sexwale.

Criada em 2005, a Ophir Energy adquiriu 17 projetos de exploração em oito países ou jurisdições africanas, da República Sarauí a Madagáscar, passando pelo Congo Brazzaville, pelo Senegal pela Guiné-Bissau ou pela Somalilândia.

-0- PANA LAW/JSG/FK/TON 28junho2011