Bamako, Mali (PANA) – O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a nomeação de J Peter Pham na qualidade de enviado especial para o Sahel, com vista a apoiar os esforços diplomáticos norte-americanos para a segurança e estabilidade nesta parte do continente africano em plena crise de segurança.
Este diplomata era antes o enviado especial do seu país para a Região dos Grandes Lagos de África e encarregado de coordenar a aplicação da política norte-americana sobre a segurança transfronteiriça e as questões políticas e económicas nesta parte do continente.
J Peter Pham é titular de uma licenciatura em economia pela Universidade de Chicago e de um doutoramento pela Universidade Gregoriana, bem como diplomas de terceiro ciclo em História, Direito, Relações Internacionais e Teologia.
De 2008 a 2017, Pham foi vice-presidente da Associação para o Estudo do Médio Oriente e África (ASMEA), uma organização académica que representa mais de mil e 300 pesquisadores em estudos do Médio Oriente de África, em mais de 300 colégios e universidades nos Estados Unidos e no estrangeiro.
Em 2015, os resonsáveis da Simihsonian Institution elegeram-no ao Conselho de Administração do Museu Nacional de Arte Africana do qual ele é atualmente o vice-presidente.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 12março2020