Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - A Assembleia do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), órgão supremo da instituição, reelegeu Peter Maurer como presidente para um terceiro mandato de quatro anos, anunciaum comunicado transmitido à PANA, no fim de semana.
Após a sua reeleição, Maurer informou a Assembleia do seu profundo compromisso com a missão humanitária do CICV e seu compromisso com a equipa do CICV.
Manifestou igualmente o seu empenho em assegurar que a instituição continue a dar resposta às necessidades das comunidades afetadas por conflitos armados e outras situações de violência e continue a responder eficazmente às suas necessidades, numa altura em que todo o setor humanitário se encontra sob crescente pressão.
Maurer também reafirmou a sua determinação de progredir nas principais prioridades da estratégia institucional, que incluem assegurar a sustentabilidade do impacto humanitário do CICV, estabelecer parcerias para atender às diversas necessidades das populações e apoiar a transformação digital.
Mencionou ainda outra prioridade, nomeadamente o reforço das atividades de diplomacia humanitária do CICV em apoio às operações no terreno, sobretudo numa altura em que a ordem internacional está cada vez mais fragmentada.
O terceiro mandato de Maurer termina em junho de 2024.
-0- PANA BAL/BEH/SOC/CJB/IZ 01dez2019