Agência Panafricana de Notícias

Peste porcina assola extremo norte dos Camarões

Yaoundé- Camarões (PANA) -- Uma epizootia de peste porcina africana está a afetar a pecuária do departamento de Diamaré, no extremo norte, a cerca de dois mil quilométros da capital camaronesa, Yaoundé, segundo as autoridades administrativas locais.
O prefeito do Departamento, Nasseri Paul Béa, que confirmou oficialmente a presença da peste porcina africana nesta localidade, prescreveu o abate sistemático dos porcos e a sua incineração, enquanto a sua circulação para os outros mercados e o seu abate clandestino para a venda local estão proibidos.
Segundo o veterinário Casmir Ndongo, responsável do programa nacional do sector porcino, a peste suína africana, que afeta os países do continente, entrou nos Camarões em 1982 e assola cada ano o país entre Fevereiro e Junho ou Julho.
Ele indicou que esta doença viral extremamente contagiosa era mortal quase em 100 porcento para os porcos, mas que ela não se transmitia ao homem.
Segundo ele, não existe nenhuma vacina nem medicamento contra este vírus e, em caso de contaminação, a única solução consiste em abater os porcos atingidos e, por prevenção, todo o gado, uma solução repugnada pelos pastores se não forem indemnizados pelo Estado.
A localidade do grande norte é fornecedora do mercado de porco nos Camarões.