Agência Panafricana de Notícias

Peste porcina africana estende-se pelo norte do Togo

Lomé- Togo (PANA) -- A Peste Porcina Africana (PPA), que estava concentrada nas prefeituras de Tône e de Tandjouare, no centro norte do Togo, atinge agora a zona de Kozah, no norte do país, anuncia um comunicado do Ministério da Pecuária.
Segundo o Ministério, que não precisa a amplitude do mal, foram tomadas medidas urgentes para reduzir a propagação do vírus responsável pela doença.
A peste porcina africana, que surgiu no Togo em 1997 na prefeitura de Lagos, no sudeste do país, onde se encontra a maioria das explorações suinícolas, conheceu uma acalmia de 10 anos antes de reaparecer em Janeiro de 2009, indicam fontes oficiais.
Em Janeiro de 2009, 313 porcos do município de Danyi, a cerca de 160 quilómetros a noroeste de Lomé, foram atingidos pela doença.
Em Setembro do mesmo ano, a peste porcina africana foi registada em Atikponou, a cerca de 70 quilómetros a sudeste de Lomé.
Segundo as estatísticas oficiais de 2009, a peste porcina ocasionou um prejuízo de mais de 100 mil porcos aos criadores togoleses.