Agência Panafricana de Notícias

Pessoal de saúde em greve na capital burkinabe

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O pessoal médico do Centro Hospitalar Universitário Yalgado Ouédraogo (CHU-YO) de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, entrou em greve segunda-feira para protestar contra a agressão de três agentes de saúde, incluindo um médico, por acompanhantes dum paciente morto, constatou a PANA no local.

"Estamos descontentes e revoltados pelo que aconteceu ontem (domingo) por volta das 03:00 horas (locais), quando três dos nossos colegas foram agredidos no exercício das suas funções, indicou à imprensa Modeste Méda, secretário-geral adjunto do Sindicato do Pessoal Médico do CHU-YO, o maior centro de saúde público do país.

Na semana passada, um outro agente de saúde no CHU-Sourou Sanou de Bobo Dioulasso, a segunda maior cidade do país, também foi agredido por um acompanhante irado.

"Organizamos uma marcha e iniciamos uma manifestação em direção ao Ministério para denunciar o fenómeno, mas o ministro de tutela contactou-nos e assumiu compromissos", disse o sindicalista, precisando que outras medidas serão tomadas se o Governo não reagir.

-0- PANA NDT/BEH/MAR/IZ 05junho2017