Agência Panafricana de Notícias

Pessoal da embaixada da Turquia sai da Líbia pela fronteira com Tunísia

Tripoli, Líbia (PANA) - O pessoal da embaixada da Turquia em Tripoli deixou a Líbia sábado por via terrestre, atravessando a fronteira com a Tunísia, em prelúdio ao seu regresso ao seu país, anunciou uma fonte diplomática citada pela imprensa líbia.

A saída de todo pessoal de Tripoli deve-se à deterioração das condições de segurança por confrontos, há duas semanas, entre milícias armadas para o controlo do aeroporto de Tripoli, de acordo com a mesma fonte.

Sexta-feira última, o Ministério turco dos Negócios Estrangeiros anunciou a suspensão temporária das atividades da sua embaixada na Líbia por causa da insegurança prevalecente no país.

Por conseguinte, desaconselhou os cidadãos turcos de se deslocarem à Líbia tendo em conta os riscos de fogo que este país pode pegar.

Em finais de junho último, a Turquia evacuou uma centena de seus cidadãos empregados de empresas líbias na região oriental acusados de espionagem por tropas de Khalifa Haftar (um general reformado), que leva a cabo uma operação na região desde 16 de maio último contra milícias islamitas.

A Líbia vive, desde 2011, uma insegurança persistente fomentada pela proliferação de armas e pela falta de órgãos de segurança do Estado.

Esta situação é agravada por confrontos entre milícias nos arredores do aeroporto de Tripoli desde 13 de julho e os combates em Benghazi (nordeste).

-0- PANA BY/IS/SOC/DD 28jul2014