Agência Panafricana de Notícias

Pesquisador prevê epidemia de diabete no Burkina Faso até 2025

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O presidente da Associação Burkinabe para a Ação contra Diabetes (ABAD), o professor em Farmacologia Innocent Pierre Guissou, declarou sexta-feira, em Ouagadougou, que até 2025 a diabete será uma epidemia no Burkina Faso.

"Até 2025, a diabete será uma epidemia no Burkina Faso", afirmou Guissou, numa entrevista à PANA, na véspera da comemoração do Dia Mundial da Diabete, o 24 de janeiro.

No Burkina Faso, não há estatísticas sobre a amplitude da doença, e os únicos dados disponíveis são hospitalares e não prmitem perceber o alcance nacional da diabete.

No entanto, o presidente da ABAD revelou que mais de cinco porcento dos Burkinabes morrem cada ano desta doença.

Segundo ele, é preciso realmente tomar medidas, nomeadamente preventivas, tentando combinar os produtos que a medicina tradicional utiliza para tratar esta doença.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (FID), esta doença afeta atualmente 300 milhões de pessoas em todo o mundo das quais 80 porcento em África, devendo a sua evolução em 2030 atingir 438 milhões de pessoas no mundo.

À margem da cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Diabete, o Burkina Faso programou sessões de despistagem gratuita em vários distritos de saúde da capital.

Foi igualmente agendada para este sábado uma marcha contra a diabete pelas ruas de Ouagadougou.

-0- PANA NDT/DIM/IZ 24jan2015