Perto de 280 emigrantes clandestinos socorridos ao largo da costa líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Duzentos e setenta e oito emigrantes ilegais, de diferentes nacionalidades, foram socorridos, nos ultimos dias, dum naufrágio ao largo da costa Líbia, no Mar Mediterrâneo, quando rumavam para as costas europeias, soube a PANA de fonte oficial.
Estes indivíduos foram salvos durante duas operações levadas a Cabo por guardas costeiros líbios, anunciou sexta-feira última o Ministério líbio do Interior, do Governo de Unidade Nacional.
A primeira operação, empreendida quarta-feira última, por uma patrulha da Direção Geral da Segurança Costeira, por meio de um barco apelidado 300 Wadi Kaam, permitiu salvar 199 emigrantes clandestinos, entre os quais homens, mulheres e crianças, de diferentes nacionalidades, encontrados num barco inapropriado nas âguas terŕitoriais líbias, segundo a mesma fonte.
Os mesmos foram de imediato transportados para o Porto Marítimo de Al-Chaab controlado pela Segurança Marítima, ala de Trípoli, antes de serem entregues ao Órgão de Luta contra a Imigração Clandestina a fim de que tomasse medidas jurídicas necessárias.
A segunda operação, efetuada um dia depois, por guardas costeiros de Mellitah, a oeste do ponto de segurança do mesmo porto, permitiu socorrer 79 emigrantes ilegais no alto-mar, onde estavam à derivá durante dois dias, segundo a mesma fonte.
O Ministério libio do Interior indicou que os mesmos foram entregues à Direção da Segurança de Sabratha (80 quilómetros a oeste de Tripoli) e que foram tratados da mesma maneira.
De 07 a 23 de dezembro corrente, sete emigrantes, que tinham partido das costas lìbias rumo às costas europeias, foram intercetados no Mar Mediterrâneo, informou por sua vez à Organização Internacional para a Migração (OIM), elevando a 15.791 o número total destes indivíduos apanhados nas mesmas circunstâncias e trazidas de volta à Líbia desde o inicio do ano de 2023.
Num relatório sobre a situação migratória nesta extensão da água salgada, publicado terca-feira última, o Escritorio da OIM na Líbia indicou que, dos 15.791 emigrantes ilegais intercetados no decurso de 2023, 11.684 são homens, 1.083 mulheres e 581 crianças.
Os 2.443 restantes não viram os seus sexos determinados de imediato, disse a mesma fonte.
Por outro lado, houve, de 01 a 23 de dezembro corrente, um registo de 955 mortos entre os emigrantes e de 1.316 dados como desaparecidos no itinerario do Mediterrâneo Central, prosseguiu a OIM.
Em 2022, 24.684 emigrantes clandestinos foram impedidos de chegar às costas europeias e trazidos de volta à Líbia, enquanto 529 pereceram durante esta aventura altamente arriscada e 848 outros foram dados como desaparecidos, segundo as estatísticas da referida instituição.
País ao mesmo tempo de trânsito e de destino para emigrantes, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com ondas importantes dos mesmos indivíduos, alguns dos quais vítimas de redes de passadores ou traficantes de seres humanos.
Estes aproveitam-se da insegurança na Líbia para explorarem as suas vítimas mediante viagens a bordo de barcos inapropriados a todo o risco, rumo à Europa.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 30dezembro2023